quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Obra de participação - 2017 - Trevo de Triagem Norte TTN - Brasilia Distrito Federal


O projeto é composto de dois segmentos:

Segmento 1 - relativo à DF-002, notadamente ao projeto do novo trevo de triagem norte:
• Transformação do trevo parcial existente em um trevo completo, sem, contudo, alterar
significativamente a configuração viária atual;
• Utilização de um tramo da ponte do Braghetto como passagem inferior (viaduto), a fim de
condicionar a operação em trevo parcial, que impõe entrelaçamentos no intercâmbio entre o Eixão e as vias W3/L2/L4, e destas com os eixinhos L e W;
• Implantação de uma nova ligação entre as vias W3 e L2/L4, de forma a dividir as duas
grandes alças existentes para formar as quatro alças do trevo; e • Construção de quatro viadutos para ligar o eixinho L às vias L2/L4 e para ligar o eixinho W à via W3.
Segmento 2 - relativo ao trecho da DF-007, que faz a ligação do futuro trevo de triagem norte até a BR-450/DF-003(EPIA), saída norte de Brasília.
• Intervenções na DF-007, desde a interseção com a BR-450/DF-003 (EPIA) até a ponte do
Braguetto;
• Implantação no trecho de 2,1km de dois trevos importantes: a interseção com a DF-006 e a interseção com a DF-009, ambos em formato de trombeta; e • Implantação de vias marginais em toda a extensão do segmento, interconectando-as com o Novo Trevo proposto no segmento relativo à DF-002.
Saída Norte:

Saída Lago Norte:

Eixo Rodoviário Saída Norte:
Viaduto 9L - Saida Norte:
Viaduto 12W Saída Norte
Sáida norte:

Entrada Lago Norte:
Viaduto Saída Lago Norte:
Viaduto Saída Lago Norte:
Obra de Arte 01- Saída Varjão:
Obra de Arte 01 - Saída Varjão:
Saída Lago Norte:
Fim da Obra - Balão do Torto:
Fim da Obra - Balão do Torto:

 Pavimentação do Eixo L
  Pavimentação do Eixo L
  Pavimentação do Eixo L
 Pavimentação do Eixo L
  Pavimentação do Eixo L
  Pavimentação do Eixo L
 Pavimentação do Eixo L
  Pavimentação do Eixo L
 Pavimentação do Eixo L
 Terraplenagem
 Terraplenagem
 Terraplenagem
 Terraplenagem
 Terraplenagem
Aplicação de BGS
 Aplicação de BGS 
Aplicação de BGS 
Aplicação de BGS 

Treinamentos de Segurança


Por que os treinamentos de segurança do trabalho são importantes?


O treinamento de segurança além de ser obrigatório, é essencial para capacitar pessoas para reconhecer, avaliar e controlar os riscos presentes em seu ambiente de trabalho. Confira a seguir por que é essencial aplicar os treinamentos de segurança, além do objetivo de evitar acidentes. Atualmente existem alguns treinamentos de segurança do trabalho que são obrigatórios e exigidos pelo Ministério do Trabalho, como por exemplo, os treinamentos das NR’s ou mais conhecidas como Normas Regulamentadoras. Mas como sempre lembramos aqui, os treinamentos de segurança do trabalho não devem ser realizados somente para satisfazer as exigências trabalhistas e sim, seguir o objetivo de promover e aplicar as medidas de prevenção nas atividades e nos ambientes de trabalho. Por isso, hoje trouxemos este tema que sairá do óbvio da importância dos treinamentos, vamos tentar trazer toda sua influência nos processos das empresas e na vida das pessoas. Vamos lá?

A importância dos treinamentos de segurança

Padronização de hábitos

Para começar, podemos partir do seguinte exemplo: Você chega em uma empresa nova e começa a aprender os processos, certo? Então, você começa a realizar as atividades não só do jeito que te explicaram, mas também a partir do exemplo de seus colegas que estão ali a mais tempo. Se esta é uma empresa que não realiza treinamentos, certamente poderão ser encontrados processos não padronizados e cheios de hábitos errados. Isto porque a tendência com o passar do tempo, é de se acomodar com a atividade e é desta forma que são criados novos hábitos, que muitas vezes são realizados de forma automática e despercebida. O treinamento também é uma ferramenta para padronizar os processos e isto não é diferente para a segurança do trabalho. Afinal, a lei não foi criada apenas para gerar multas nas empresas. O Ministério desenvolve leis para estabelecer requisitos mínimos de segurança, que por sua vez padronizam os processos das atividades com risco. Dessa forma, a probabilidade de desenvolver o hábito errado é menor, o que garante que o exemplo certo será seguido.

Conhecendo os riscos presentes no ambiente
Com os treinamentos de segurança do trabalho o trabalhador estará capacitado para identificar, analisar e entender as medidas de controle dos riscos presentes em seu ambiente. É claro que ele sozinho não irá decidir sozinho qual medida de controle tomar, porém, temos sempre que lembrar que o trabalhador é a pessoa que mais entende de como a atividade é realizada, já que desenvolvem ela diariamente. Por isso, o trabalhador capacitado, além de se prevenir os acidentes, poderá auxiliar o supervisor ou responsável da área a analisar sua tarefa e escolher a melhor maneira de evitar/controlar ou até eliminar os riscos apresentados.

Compromisso com seus direitos e deveres
O treinamento de segurança do trabalho transparece os direitos e deveres, tanto dos colaboradores como dos empregadores. Desta forma, é desenvolvido o compromisso com a segurança, onde todos estão cientes de como agir e quais serão as consequências se não. Já falamos aqui da importância do compromisso com a segurança neste post. 

Oportunidade para desenvolver a cultura de segurança

A cultura de segurança nada mais é que “o jeito que fazemos aqui”, isto envolve principalmente os hábitos da organização, que felizmente podem ser alterados! Os treinamentos de segurança promovem a cultura de segurança na empresa, mas isto não acontece se não houver o compromisso, como falamos anteriormente.


Qualidade de vida no trabalho
Quem não busca qualidade de vida no trabalho? Afinal, é onde passamos a maior parte do nosso tempo. Os treinamentos de segurança proporcionam isto porque o trabalhador se sente seguro e protegido, principalmente quando há bastante envolvimento da empresa em outras áreas da segurança, fora do obrigatório, como por exemplo, cursos para o desenvolvimento de uma cultura de segurança forte.

Confiança e engajamento com a empresa
Com o envolvimento da empresa nos programas e treinamentos de segurança, é altamente provável que a confiança aumente entre os colaboradores e a empresa. Uma empresa que gera confiança pode se surpreender com o aumento do engajamento dos colaboradores. 

Conclusão
Todos os itens anteriores vão além do objetivo principal dos treinamentos de segurança que é a prevenção de acidentes. De qualquer forma, os treinamentos de segurança como a das NR’s são obrigatórios e devem ser oferecidos pela empresa.

Treinamentos que faço:

CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes:
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem como objetivo prevenir acidentes e doenças, buscando conscientizar os funcionários de que a segurança no trabalho começa com o trabalhador. Daí a necessidade de informá-lo e treiná-lo através de cursos, palestras e textos elucidativos. A Ocupacional, procurando ser parceira de seus clientes, promove as seguintes palestras informativas: “Como criar a CIPA” e “Que atividades desenvolver com o objetivo de alertar aos funcionários sobre a segurança no local de trabalho”.

SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho:
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho está voltada para a prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes de trabalho quanto a doenças ocupacionais. É obrigatória para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPA), devendo ser realizada com frequência anual. A Ocupacional, com intuito de contribuir com seus clientes, possui um programa de palestras a serem ministradas na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

Treinamento NR 18 - Segurança do Trabalho na Construção Civil:
Este treinamento visa capacitar e qualificar os trabalhadores da construção civil e promover a atualização dos critérios de segurança do trabalho.

Treinamento NR 35 - Trabalho em Altura 
Este treinamento tem como objetivo a qualificação de trabalhadores da construção civil para capacitá-los às atividades realizadas em altura.



Palestras: